A diverticulose colônica designa a presença de divertículos no cólon. A incidência aumenta com idade, é menor que 10% entre a população abaixo de 40 anos, atinge cerca de um terço da população entre 45 e 85 anos e cerca de dois terços da população acima de 85 anos.

Os divertículos ocorrem em pontos de perfuração da parede colônica pelas artérias que nutrem o cólon, com herniação da mucosa e submucosa. A dieta pobre em fibras determina hipertensão intraluminal e hipersegmentação colônica, sendo estas as principais causa da diverticulose.

A diverticulite é a complicação mais comum da doença diverticular, ocorre por algum grau de perfuração do divertículo. Cerca 10 – 25 % dos pacientes evoluirão com diverticulite ; 5 – 15% desenvolverão sangramento e 70% permanecerá assintomática. O tratamento da diverticulite consiste na administração de antibióticos nos casos não complicados e na presença de complicação (abscesso, perfuração, peritonite) indicação cirúrgica de urgência ou drenagem percutânea.

A indicação cirúrgica eletiva deve ser estudada caso a caso principalmente em pacientes com episódios prévios de diverticulite não complicada recorrente. Deve-se adotar uma avaliação considerando: idade, condições clínicas, frequência, gravidade e intervalo dos episódios de diverticulite, qualidade da resposta ao tratamento clínico e persistência dos sintomas após o quadro. Agende uma avaliação, definiremos o melhor tratamento para você.

//]]>