No Brasil a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças relacionadas ao coração que, por sua vez, são responsáveis por despesas com a saúde, deficiências e morte. O número estimado de casos de obesidade levando ao câncer é alto e inclui câncer no pâncreas, cólon, mama e endométrio.

Seu peso está saudável?

O diagnóstico da obesidade pode ser feito de algumas formas sendo a mais fácil e corriqueira a medida do IMC (índice de massa corporal), que é calculado da seguinte forma:

Peso / Altura ² (peso do indivíduo dividido pela altura ao quadrado)

IMC >= 25 : sobrepeso

IMC >= 30: obesidade

Como tratar?

O principal fator ambiental, mais importante em determinar a perda de peso é a dieta. Uma dieta balanceada e saudável é o ponto chave para a perda de peso e manutenção do peso alcançado.

Além disso diversas medicações podem ser usadas para auxílio nessa perda de peso, e em casos indicados, a cirurgia bariátrica surge como uma opção com resultados significativos tanto na perda de peso quanto no controle de doenças associadas.

O tratamento cirúrgico consiste em três tipos de técnicas:

1- Restritiva (redução da capacidade gástrica, como na Gastrectomia Vertical)

2- Disasabsortiva (redução da absorção calórica excluindo porções do intestino delgado), no geral leva à grande desnutrição não sendo recomendada atualmente.

3- Mistos (como Bypass gástrico em Y de Roux).

//]]>